Rota dos Moinhos

Descrição do Percurso

Saindo da A25 ou vindo de Tondela via EN 627, irá cruzar-se com a EN228 e encontrar o acesso a Caparrosa e Souto Bom.

O Centro de Acolhimento da Aldeia de Souto Bom é o ponto de partida da caminhada.

Percorra os primeiros metros na estrada principal até à entrada na calçada, devidamente sinalizada. Para se embrenhar em núcleos de carvalhais, testemunho do que terá sido a floresta nesta zona antes da intervenção Humana.

Surgem os primeiros campos agrícolas delimitados por muros de pedra, onde vão aparecendo fugidias lagartixas que aproveitavam o calor do sol. Podem avistar-se, aqui e além, alguns Melros, Piscos ou até mesmo Águias de Asa Redonda. De novo se entra por caminhos florestais entre exemplares de Carvalhos e Castanheiros numa presença impossível de ignorar. Terá sido em tempos, a sua presença de tal forma marcada que terá dado o nome de Souto Bom ao lugar?

São muitas as nascentes, minas de água, represas e ribeiras por aqui. O percurso segue atravessando uma pequena ponte pedonal sobre a Ribeira da Fraga, na presença de uma luxuriante vegetação, cuja sombra permite a abundância de fetos e musgos característicos de zonas mais húmidas.

Na subida que se avizinha, a calçada acusa a repetida passagem de animais de trabalho indispensáveis no granjeio dos campos agrícolas que se formam aproveitando pequenas parcelas em socalcos que vencem e disfarçam o declive, deixando antever a dureza do trabalho manual e pouco mecanizado que ainda hoje ainda se pratica.

Surge-nos uma “Alminha” e aí se toma a Calçada da Teixugueira, em direcção à casa granítica que se avista mais acima, emoldurada por espigueiros e uma vasta eira, onde, por certo, se secou muito cereal. A paisagem prende a atenção e, na época própria, volta-se para a cultura do milho que cobre quase todas as pequenas parcelas em socalcos.

Daqui também já se observa o núcleo original de Souto Bom: um conjunto de casas tradicionais em granito, que em breve será apreciada mais de perto e onde não poderia faltar a capela das aldeia. Pelo Caminho do Tapado, logo se chega ao largo.

Entrando na Calçada do Vale do Moinho, vai ao encontro do primeiro núcleo de sete moinhos da Ribeira da Pena. O percurso segue a plataforma que os une, sugerindo uma visita cuidada a este conjunto patrimonial recuperado numa homenagem ao Ambiente e Natureza. A passagem pelo relógio do sol leva-nos a admirar a forma expedita inteligente de medição do tempo pelos antepassados.

Percorridos alguns metros de estrada, o regresso ao ambiente rural a caminho da povoação de Eiras enquadrada por terrenos agrícolas das margens da Ribeira.

De novo por caminhos florestais, por rústicas calçadas de granito quantas vezes calcorreadas, e por ambientes de serenidade o percurso aproxima-se do fim. Já se começa a reconhecer o trilho inicial.

Basta vencê-lo em sentido inverso até ao ponto de chegada.

 

 

 

Ficha Técnica:

Partida e chegada: Centro de acolhimento de Souto Bom

Coordenadas: 40º37’ 52,56” N 8º 6’ 48,18” O

Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico.

Tipo de percurso: De pequena rota, utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha.

Distância a percorrer: 5,2km em circuito.

Nível de dificuldade: II – Fácil.

Duração do percurso: Cerca de 2 horas.

Desníveis: Moderados.

Cota Máxima: 760 metros

Época aconselhada: todo o ano.

 

Sportnatura Eventos

Sportnatura Eventos

Actividades Desportivas Outdoor

Empresa sediada no Caramulo que lhe proporciona mais do que a prática de modalidades desportivas e actividades outdoor, permite-lhe viver de forma autêntica na Natureza.


Descubra e envolva-se numa montanha de emoções, o Caramulo.

Site: www.sportnatura.pt
Mais nesta categoria: « Rota de Santiago
Login to post comments

O Consórcio da Região Caramulo

Sociedade do Caramulo, S.A.
Solar de Vilar
Junta de Freguesia do Guardão
Câmara Municipal de Tondela
Museu do Caramulo
Sportnatura Eventos
Turismo do Centro
ACERT
Quinta de Cabriz
Hotel Severino José
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
VisitCentro.com
Hotel do Caramulo