Rota dos Caleiros

 

Descrição do Percurso

Este percurso inicia-se na base do Caramulinho, local onde se atinge o ponto mais alto da Serra com 1 070m, e de onde se pode observar das paisagens mais imponentes da Serra do Caramulo.

Daqui segue-se pelo estradão que, por um lado rasga a paisagem rochosa, e por outro acompanha as pastagens de montanha, evidenciando a tradição da pastorícia e trabalho agrícola nestas terras de clima rigoroso, onde o granito sulcado acusa a passagem de carros puxados por animais, e onde até hoje, se respira um ar puro e saudável.

Ao atingir a estrada asfaltada, percorre-se poucos metros até entrar nos caminhos que acompanham o trajecto dos antigos caleiros que garantiam o abastecimento da água às povoações, e assim seguimos em direcção a Jueus. Antes de chegar a esta aldeia tipicamente serrana, passa-se por dois moinhos, e logo à entrada pode ver-se a capela da aldeia. Do adro vê-se o que resta da calçada romana e a ruína do casario que foi uma outra aldeia, agora desabitada – o Carvalhal.

A caminhada dirige-se agora para o Pedrógão, onde podemos uma vez mais apreciar a singularidade da paisagem, repleta de formações rochosas que na imaginação de cada um, toma os mais diversos significados. Aqui destaca-se o penedo do Equilíbrio.

Mais a diante surge um novo aqueduto, desta vez construído ao longo de um muro de granito exibindo minúcia e engenho que permitia trazer dos pontos mais elevados da serra a água que servia á população para irrigar os seus campos, dar de beber aos animais e também par uso nas lides domésticas.

Daqui em diante, percorre-se os últimos metros de um percurso mais voltado para o contacto com a natureza e beleza natural de um lugar que conserva grande tranquilidade e genuinidade. Resta voltar ao troço inicial percorrendo os trilhos da serra, passando por uma de muitas torres eólicas que já imprimem a sua marca na paisagem do Caramulo, em direcção ao Caramulinho.

 

 

 

Ficha Técnica:

Partida e chegada: Caramulinho

Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico.

Tipo de percurso: De pequena rota, utilizando caminhos, tradicionais e de montanha.

Distância a percorrer: 8,2 km em circuito.

Nível de dificuldade: 6 – Médio.

Duração do Percurso: Cerca de 4 horas.

Desníveis: Moderados.

Cota máxima: 1000 metros.

Época aconselhada: Todo o ano.

 

Destaques:

• Caramulinho

• Paisagem da Serra do caramulo / Formações rochosas

• Capela de Jueus

• Calçada Medieval

• Moinhos de água/Caleiros

• Fauna e flora

 

Sportnatura Eventos

Sportnatura Eventos

Actividades Desportivas Outdoor

Empresa sediada no Caramulo que lhe proporciona mais do que a prática de modalidades desportivas e actividades outdoor, permite-lhe viver de forma autêntica na Natureza.


Descubra e envolva-se numa montanha de emoções, o Caramulo.

Site: www.sportnatura.pt
Login to post comments

O Consórcio da Região Caramulo

VisitCentro.com
Sociedade do Caramulo, S.A.
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Câmara Municipal de Tondela
Solar de Vilar
Sportnatura Eventos
Hotel Severino José
Hotel do Caramulo
Quinta de Cabriz
ACERT
Junta de Freguesia do Guardão
Museu do Caramulo
Turismo do Centro