Percursos Pedestres
Percursos Pedestres

A criação de Percursos Pedestres aparece inserida num projecto de âmbito mais alargado, focalizado no desenvolvimento rural do concelho, o Plano de Desenvolvimento Rural do Caramulo, que conta com a parceria da ADERETON, ADICES, DRAPC e Município de Tondela.

As actividades de Natureza são cada vez mais procurado, em Portugal, assim como o pedestrianismo, que se enquadra perfeitamente no perfil de quem procura conhecer mais da região que visita, nomeadamente a sua cultura e tradições.

Assim, sabendo que o nosso concelho reúne as características necessárias à sua prática, pretende-se com estes percursos revitalizar algumas das enormes potencialidades do património natural e cultural do Concelho, e ainda contribuir para a divulgação do artesanato e gastronomia locais.

O conjunto de percursos a seguir apresentados inclui-se, segundo as normas internacionais, na categoria de Pequena Rota (PR), ou seja, não ultrapassam os 30 km de extensão.

Os percursos são traçados de modo a que comecem e terminem no mesmo local, referindo-se a descrição efectuada, bem como a distância percorrida ao trajecto de ida e volta.

Nos traçados foram privilegiados os caminhos rurais mas, sempre que isso não foi possível, optámos por curtas extensões de estradas nacionais e municipais com trânsito pouco intenso.

O Consórcio da Região Caramulo

Solar de Vilar
Hotel do Caramulo
Sportnatura Eventos
ACERT
Junta de Freguesia do Guardão
VisitCentro.com
Câmara Municipal de Tondela
Sociedade do Caramulo, S.A.
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Turismo do Centro
Museu do Caramulo
Hotel Severino José
Quinta de Cabriz