Percursos Pedestres
Percursos Pedestres

A criação de Percursos Pedestres aparece inserida num projecto de âmbito mais alargado, focalizado no desenvolvimento rural do concelho, o Plano de Desenvolvimento Rural do Caramulo, que conta com a parceria da ADERETON, ADICES, DRAPC e Município de Tondela.

As actividades de Natureza são cada vez mais procurado, em Portugal, assim como o pedestrianismo, que se enquadra perfeitamente no perfil de quem procura conhecer mais da região que visita, nomeadamente a sua cultura e tradições.

Assim, sabendo que o nosso concelho reúne as características necessárias à sua prática, pretende-se com estes percursos revitalizar algumas das enormes potencialidades do património natural e cultural do Concelho, e ainda contribuir para a divulgação do artesanato e gastronomia locais.

O conjunto de percursos a seguir apresentados inclui-se, segundo as normas internacionais, na categoria de Pequena Rota (PR), ou seja, não ultrapassam os 30 km de extensão.

Os percursos são traçados de modo a que comecem e terminem no mesmo local, referindo-se a descrição efectuada, bem como a distância percorrida ao trajecto de ida e volta.

Nos traçados foram privilegiados os caminhos rurais mas, sempre que isso não foi possível, optámos por curtas extensões de estradas nacionais e municipais com trânsito pouco intenso.

O Consórcio da Região Caramulo

Museu do Caramulo
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Quinta de Cabriz
Hotel do Caramulo
Sociedade do Caramulo, S.A.
Sportnatura Eventos
Câmara Municipal de Tondela
Hotel Severino José
Junta de Freguesia do Guardão
Solar de Vilar
Turismo do Centro
VisitCentro.com
ACERT