Invista na Região

Invista

O Concelho de Tondela é hoje uma referência económica na Região. O empreendedorismo característico das nossas comunidades, associado a um dinamismo ímpar da Autarquia transformou Tondela num pólo de desenvolvimento e competitividade único no contexto regional e nacional.

As inúmeras actividades económicas prosseguidas no Concelho são reflexo de um novo entendimento de desenvolvimento sustentado e protagonizado estrategicamente pelos autarcas locais; interpretado no terreno pelos agentes empresariais que, aqui, continuam a estabelecer-se apostando nas potencialidades, recursos endógenos e nas capacidades das populações de Tondela.

 

Os investimentos financeiros que estão a ser realizados na modernização tecnológica, bem como a ampliação e a instalação de empresas na área territorial do Concelho, têm permitido que Tondela se continue a afirmar como um dos Municípios mais industrializados da nossa região.

 

 

Os sectores da indústria, comércio e prestação de serviços, nas mais diversas áreas de negócio, e não obstante a conjuntura nacional caracterizada pela deslocalização de empresas, têm sabido, aqui, inverter a tendência nacional, com taxas de desemprego claramente abaixo dos índices nacionais, com implicações óbvias e positivas no crescimento económico concelhio, também ele, bem acima dos níveis médios do país.

A actividade turística tem um forte impacto na economia local, atente-se ao número de postos de trabalho que oferece, quer na restauração e hotelaria, bem como no artesanato.

 

Neste sentido, o Concelho de Tondela têm respondido positivamente às necessidades dos empresários aqui sediados.

As diferentes zonas industriais situadas no Concelho de Tondela, associadas a uma excelente malha rodoviária, com uma circulação cómoda, segura e eficaz de pessoas e bens, uma localização geoestratégica privilegiada, têm-se revelado locais apetecíveis de investimento.

Este registo de entusiasmo e de expectativas positivas a par de projectos empresariais sustentados, constituem sinais que projectam Tondela, as suas Terras e as suas Gentes na primeira linha do desenvolvimento, transformando o Concelho num importante pólo de atracção na região.

Acresce que, um conjunto significativo de investimentos estruturantes - de natureza pública e privada - em áreas tão diversas como a Requalificação Urbana, a Habitação, as Novas Tecnologias, o Ambiente, a Saúde, a Educação, as Acessibilidades, entre muitas outras, que têm vindo a ser realizados, ao longo destes últimos anos têm gerado impactos directos na economia local capazes de atrair um número significativo de agentes económicos que, aqui, decidem estabelecer-se e apostar nas potencialidades e recursos autóctones do Concelho e nas capacidades das suas populações.

 

A aprovação da 1ª Revisão do PDM (Plano Director Municipal), colocou à disposição das populações um documento de planificação estratégica, que define uma visão de sustentabilidade e desenvolvimento. Este PDM prevê a ampliação das Zonas Industriais já edificadas e a construção de um novo espaço para a fixação de empresas. A par desta preocupação de crescimento, o documento aprovado incorpora o princípio de sustentabilidade da natureza, conjugado com o desenvolvimento da actividade turística no Concelho, tendo uma forte componente ambiental, paisagística, cultural, de saúde e bem-estar.

Surge então “Montes de Aventura”, um projecto ainda embrionário que pressupõe devolver vivacidade às freguesias serranas (S. João do Monte, Guardão, Silvares, Caparrosa, Barreiro de Besteiros, Castelões e Mosteirinho), potenciando uma oferta até agora inexistente, conciliando actividade económica com turismo.

Esta proposta pressupõe diferenciar a marca Caramulo, sem no entanto a dissociar das suas especificidades, tornando-a num destino turístico de alta qualidade.

O plano começa agora a ganhar sustentabilidade, foram candidatados vários projectos públicos e privados ao QREN e ao PRODER, que prevêem numa primeira fase revitalizar o alojamento.

A requalificação de casas serranas nas aldeias e de alguns edifícios emblemáticos na Vila do Caramulo começam agora a surgir e são a base de um futuro de prosperidade para este pedaço do interior desertificado.

Conscientes das dificuldades das empresas e das famílias, o Município de Tondela, invertendo mais uma vez a tendência nacional, aprovou em Assembleia Municipal a redução em 20% das taxas urbanísticas e de publicidade, diminuindo a carga fiscal sobre os munícipes.

O consórcio deste Plano de Promoção do Caramulo é um bom exemplo de cooperação estratégica entre sector público e privado, esta parceria potencia o crescimento e desenvolvimento da actividade turística neste território.

 

O Concelho de Tondela, o segundo maior do distrito de Viseu e o mais industrializado da Região, é a simbiose perfeita entre qualidade de vida e crescimento económico, conferindo proximidade geográfica a quem aqui reside e longevidade da realidade dos aglomerados urbanos.

 

O pelouro da Actividade Económica do Município de Tondela é um modelo de sucesso na interioridade. O dinamismo da economia no Concelho, num cenário macro-económico desfavorável e num país à beira da recessão, indica que o espírito empreendedor aliado a politicas públicas pró-activas é diferenciador de uma região, é a marca de um território.

 

Contacto

Preeencha o formulário abaixo para ser contactado.

 

Os campos marcados com * são necessários


Câmara Municipal de Tondela

Câmara Municipal de Tondela

Percorrer o Concelho de Tondela, é verdadeiramente partir à descoberta da história nas suas mais belas vertentes, a arte, as paisagens e as gentes, pois em cada lugar existem marcas de outros tempos dignas de serem admiradas: imponentes solares com as suas belíssimas pedras de armas, igrejas, capelas, pontes e moinhos de água.
Do património arquitectónico com valor histórico no Município são de referenciar alguns conjuntos habitacionais dignos de registo, tanto pela sua imponência e dimensão, como pela história que lhes está associada e aos seus proprietários. De registo são também, os pelourinhos, marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral.

Site: www.cm-tondela.pt
Login to post comments

O Consórcio da Região Caramulo

Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Câmara Municipal de Tondela
ACERT
Quinta de Cabriz
Solar de Vilar
Hotel do Caramulo
Museu do Caramulo
Sociedade do Caramulo, S.A.
Junta de Freguesia do Guardão
Sportnatura Eventos
VisitCentro.com
Turismo do Centro
Hotel Severino José