Invista na Região

Invista

O Concelho de Tondela é hoje uma referência económica na Região. O empreendedorismo característico das nossas comunidades, associado a um dinamismo ímpar da Autarquia transformou Tondela num pólo de desenvolvimento e competitividade único no contexto regional e nacional.

As inúmeras actividades económicas prosseguidas no Concelho são reflexo de um novo entendimento de desenvolvimento sustentado e protagonizado estrategicamente pelos autarcas locais; interpretado no terreno pelos agentes empresariais que, aqui, continuam a estabelecer-se apostando nas potencialidades, recursos endógenos e nas capacidades das populações de Tondela.

 

Os investimentos financeiros que estão a ser realizados na modernização tecnológica, bem como a ampliação e a instalação de empresas na área territorial do Concelho, têm permitido que Tondela se continue a afirmar como um dos Municípios mais industrializados da nossa região.

 

 

Os sectores da indústria, comércio e prestação de serviços, nas mais diversas áreas de negócio, e não obstante a conjuntura nacional caracterizada pela deslocalização de empresas, têm sabido, aqui, inverter a tendência nacional, com taxas de desemprego claramente abaixo dos índices nacionais, com implicações óbvias e positivas no crescimento económico concelhio, também ele, bem acima dos níveis médios do país.

A actividade turística tem um forte impacto na economia local, atente-se ao número de postos de trabalho que oferece, quer na restauração e hotelaria, bem como no artesanato.

 

Neste sentido, o Concelho de Tondela têm respondido positivamente às necessidades dos empresários aqui sediados.

As diferentes zonas industriais situadas no Concelho de Tondela, associadas a uma excelente malha rodoviária, com uma circulação cómoda, segura e eficaz de pessoas e bens, uma localização geoestratégica privilegiada, têm-se revelado locais apetecíveis de investimento.

Este registo de entusiasmo e de expectativas positivas a par de projectos empresariais sustentados, constituem sinais que projectam Tondela, as suas Terras e as suas Gentes na primeira linha do desenvolvimento, transformando o Concelho num importante pólo de atracção na região.

Acresce que, um conjunto significativo de investimentos estruturantes - de natureza pública e privada - em áreas tão diversas como a Requalificação Urbana, a Habitação, as Novas Tecnologias, o Ambiente, a Saúde, a Educação, as Acessibilidades, entre muitas outras, que têm vindo a ser realizados, ao longo destes últimos anos têm gerado impactos directos na economia local capazes de atrair um número significativo de agentes económicos que, aqui, decidem estabelecer-se e apostar nas potencialidades e recursos autóctones do Concelho e nas capacidades das suas populações.

 

A aprovação da 1ª Revisão do PDM (Plano Director Municipal), colocou à disposição das populações um documento de planificação estratégica, que define uma visão de sustentabilidade e desenvolvimento. Este PDM prevê a ampliação das Zonas Industriais já edificadas e a construção de um novo espaço para a fixação de empresas. A par desta preocupação de crescimento, o documento aprovado incorpora o princípio de sustentabilidade da natureza, conjugado com o desenvolvimento da actividade turística no Concelho, tendo uma forte componente ambiental, paisagística, cultural, de saúde e bem-estar.

Surge então “Montes de Aventura”, um projecto ainda embrionário que pressupõe devolver vivacidade às freguesias serranas (S. João do Monte, Guardão, Silvares, Caparrosa, Barreiro de Besteiros, Castelões e Mosteirinho), potenciando uma oferta até agora inexistente, conciliando actividade económica com turismo.

Esta proposta pressupõe diferenciar a marca Caramulo, sem no entanto a dissociar das suas especificidades, tornando-a num destino turístico de alta qualidade.

O plano começa agora a ganhar sustentabilidade, foram candidatados vários projectos públicos e privados ao QREN e ao PRODER, que prevêem numa primeira fase revitalizar o alojamento.

A requalificação de casas serranas nas aldeias e de alguns edifícios emblemáticos na Vila do Caramulo começam agora a surgir e são a base de um futuro de prosperidade para este pedaço do interior desertificado.

Conscientes das dificuldades das empresas e das famílias, o Município de Tondela, invertendo mais uma vez a tendência nacional, aprovou em Assembleia Municipal a redução em 20% das taxas urbanísticas e de publicidade, diminuindo a carga fiscal sobre os munícipes.

O consórcio deste Plano de Promoção do Caramulo é um bom exemplo de cooperação estratégica entre sector público e privado, esta parceria potencia o crescimento e desenvolvimento da actividade turística neste território.

 

O Concelho de Tondela, o segundo maior do distrito de Viseu e o mais industrializado da Região, é a simbiose perfeita entre qualidade de vida e crescimento económico, conferindo proximidade geográfica a quem aqui reside e longevidade da realidade dos aglomerados urbanos.

 

O pelouro da Actividade Económica do Município de Tondela é um modelo de sucesso na interioridade. O dinamismo da economia no Concelho, num cenário macro-económico desfavorável e num país à beira da recessão, indica que o espírito empreendedor aliado a politicas públicas pró-activas é diferenciador de uma região, é a marca de um território.

 

Contacto

Preeencha o formulário abaixo para ser contactado.

 

Os campos marcados com * são necessários


Câmara Municipal de Tondela

Câmara Municipal de Tondela

Percorrer o Concelho de Tondela, é verdadeiramente partir à descoberta da história nas suas mais belas vertentes, a arte, as paisagens e as gentes, pois em cada lugar existem marcas de outros tempos dignas de serem admiradas: imponentes solares com as suas belíssimas pedras de armas, igrejas, capelas, pontes e moinhos de água.
Do património arquitectónico com valor histórico no Município são de referenciar alguns conjuntos habitacionais dignos de registo, tanto pela sua imponência e dimensão, como pela história que lhes está associada e aos seus proprietários. De registo são também, os pelourinhos, marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral.

Site: www.cm-tondela.pt
Login to post comments

O Consórcio da Região Caramulo

Solar de Vilar
Quinta de Cabriz
Turismo do Centro
Hotel Severino José
VisitCentro.com
Junta de Freguesia do Guardão
Sportnatura Eventos
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Sociedade do Caramulo, S.A.
Museu do Caramulo
Hotel do Caramulo
ACERT
Câmara Municipal de Tondela