Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo

A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo tem por fim a defesa, o prestigio,a valorização e a divulgação do Cabrito e da Serra do Caramulo, conservação do património gastronómico da Serra do Caramulo e o desenvolvimento e difusão dos nomes do Caramulo, Tondela e do Cabrito.
Para a prossecução dos seus objectivos, a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra doCaramulo, procura ter como linhas de acção, a divulgação e conservação do património gastronómico da Serra do Caramulo, em especial o Cabrito, atribuindo prémios, realizando conferências, colóquios, promovendo reuniões, festas, convívios e concursos. A promoção de
acções concretas no sentido do desenvolvimento e difusão do nome Serra do Caramulo e Concelho de Tondela, nos aspectos gastronómicos, turísticos, culturais e sociais. O fomento e desenvolvimento entre os membros da Confraria e os que com eles colaborarem de sentimentos de amizade, solidariedade, honestidade, fraternidade e progresso. A cooperação com outras
Confrarias ou Associações congéneres ou de índole cultural e entidades oficiais ou privadas no sentido da prossecução dos objectivos da Confraria.
Nos três anos de existência, já foram muitos os objectivos alcançados, a divulgação da Serra do Caramulo e suas atracções, que são muitas; Museus do Caramulo, várias unidades hoteleiras/restauração, as magnificas paisagens, o ar puro, tudo isto aliado á deliciosa gastronomia serrana. O ex-libris da gastronomia da Serra do Caramulo é sem dúvida o Cabrito assado á moda da nossa Serra, sendo este o nosso grande trunfo de divulgação e promoção da Serra, e em grande parte a base de sustentação do nosso trabalho.
O primeiro Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, aconteceu no dia 09 de Dezembro de 2006, sendo sua madrinha a Confraria da Chanfana – Vila Nova Poiares. A cerimónia de insigniação decorreu no Hotel do Caramulo, assim como o almoço de confraternização. O Capítulo anual acontece sempre no primeiro fim-de-semana de Dezembro.

Na insígnia temos um medalhão em estanho, com o formato acima representado, o fundo é alusivo à Serra do Caramulo, a montanha com o sol em raios (simbólico à antiga Estância Sanatorial do Caramulo, no combate à Tuberculose) e na frente o busto de um cabrito, são os elementos figurativos. O Medalhão é suportado por um escapulário de duas cores, verde e amarelo. Estas são as cores predominantes da vegetação da nossa Serra, assim como as cores oficiais da Freguesia do Guardão e Concelho de Tondela.
O traje é composto por uma capa comprida de cor preta e uma sobre capa castanha escura, ambos os tecidos idênticos a burel, que é a matéria-prima com que se produz o traje típico da Serra do Caramulo, a CAPUCHA. O traje fica completo com um chapéu preto de aba redonda, tendo este uma fita castanha á sua volta.

 

Contacto:

Os campos marcados com * são necessários


Confraria do Cabrito

Confraria do Cabrito

A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo tem por fim a defesa, o prestigio,a valorização e a divulgação do Cabrito e da Serra do Caramulo, conservação do património gastronómico da Serra do Caramulo e o desenvolvimento e difusão dos nomes do Caramulo, Tondela e do Cabrito.
Para a prossecução dos seus objectivos, a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra doCaramulo, procura ter como linhas de acção, a divulgação e conservação do património gastronómico da Serra do Caramulo, em especial o Cabrito, atribuindo prémios, realizando conferências, colóquios, promovendo reuniões, festas, convívios e concursos.

Últimas de Confraria do Cabrito

Video relacionado

Dim lights

O Consórcio da Região Caramulo

Quinta de Cabriz
ACERT
Câmara Municipal de Tondela
Sportnatura Eventos
Sociedade do Caramulo, S.A.
Junta de Freguesia do Guardão
Solar de Vilar
VisitCentro.com
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Hotel do Caramulo
Hotel Severino José
Museu do Caramulo
Turismo do Centro