Artesanato
Artesanato

O Concelho de Tondela ainda mantém vivo o artesanato antigo, como expressão da arte local, com elevado cunho cultural e económico.

O artesanato está fortemente ligado às tradições, usos e costumes, sendo a maior representação da cultura popular das gentes de Tondela, onde se destaca o Barro Negro, a Tanoaria, a Latoaria e a Cestaria. A arte de cultivar o linho, assim como o restauro em madeira, são também uma forte actividade do nosso Concelho.

O artesanato vem assumindo um papel importante no desenvolvimento económico/turístico da Região, mantendo as tradições, assim como mantendo a preocupação de zelar pela sua preservação, inovação e desenvolvimento.

  Barro Negro de Molelos – Património Vivo   Localizada a 2,5 Km no sentido noroeste da sede de Concelho de Tondela, encontra-se a freguesia de Molelos. Desde épocas remotas, tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro, tal como nos é revelado na necrópole de Paranho, com vasos do período da Idade do Bronze. As argilas de excelente plasticidade e as crescentes necessidades do mercado levaram ao desenvolvimento de uma importante actividade artesanal, tornando a freguesia…

O Consórcio da Região Caramulo

Sociedade do Caramulo, S.A.
Hotel Severino José
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Sportnatura Eventos
Turismo do Centro
Museu do Caramulo
Hotel do Caramulo
Solar de Vilar
Quinta de Cabriz
ACERT
VisitCentro.com
Junta de Freguesia do Guardão
Câmara Municipal de Tondela