Artesanato
Artesanato

O Concelho de Tondela ainda mantém vivo o artesanato antigo, como expressão da arte local, com elevado cunho cultural e económico.

O artesanato está fortemente ligado às tradições, usos e costumes, sendo a maior representação da cultura popular das gentes de Tondela, onde se destaca o Barro Negro, a Tanoaria, a Latoaria e a Cestaria. A arte de cultivar o linho, assim como o restauro em madeira, são também uma forte actividade do nosso Concelho.

O artesanato vem assumindo um papel importante no desenvolvimento económico/turístico da Região, mantendo as tradições, assim como mantendo a preocupação de zelar pela sua preservação, inovação e desenvolvimento.

  Barro Negro de Molelos – Património Vivo   Localizada a 2,5 Km no sentido noroeste da sede de Concelho de Tondela, encontra-se a freguesia de Molelos. Desde épocas remotas, tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro, tal como nos é revelado na necrópole de Paranho, com vasos do período da Idade do Bronze. As argilas de excelente plasticidade e as crescentes necessidades do mercado levaram ao desenvolvimento de uma importante actividade artesanal, tornando a freguesia…

O Consórcio da Região Caramulo

ACERT
Junta de Freguesia do Guardão
Hotel do Caramulo
VisitCentro.com
Sportnatura Eventos
Hotel Severino José
Museu do Caramulo
Solar de Vilar
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Turismo do Centro
Câmara Municipal de Tondela
Sociedade do Caramulo, S.A.
Quinta de Cabriz