Monday, 26 March 2018 15:35

IMPORTÂNCIA DA SERRA DO CARAMULO DISCUTIDA EM SEMINÁRIO

Importância da Serra do Caramulo discutida em seminário

A importância e as potencialidades da Serra do Caramulo estiveram no centro do debate de um seminário, que decorreu no último sábado, dia 24 de março, no Hotel do Caramulo.

O seminário intitulado “A Serra do Caramulo como recurso didático promotor de educação para a sustentabilidade” contou, na sessão de abertura, com a presença do presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus; o diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Júlio Valente; a diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB), Rosa Carvalho; e o presidente do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo), Luís Costa.
Nesta ocasião, o presidente da Câmara de Tondela realçou a relevância do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo) e a importância de se discutirem questões relacionadas com a floresta, especialmente nesta fase pós-incêndios.
Ao longo da manhã foram apresentados dois painéis, sendo o primeiro -  moderado pela vereadora da Educação da Câmara de Tondela, Sofia Ferreira - dedicado à importância de uma floresta biodiversa para a valorização do território e para o desenvolvimento sustentável, com especial destaque para a Botânica e a Geologia que caraterizam a Serra do Caramulo.
Estes temas foram abordados pelo diretor da Escola Secundária Viriato, Pedro Ribeiro, e pela professora da mesma instituição de ensino, Margarida Morgado.
Ainda neste primeiro painel, a investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Joana Alves, aludiu à multifuncionalidade, sustentabilidade e valorização da floresta.
Já o segundo painel abordou o tema que deu nome ao seminário, com o presidente do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo), Luís Costa, a moderar a apresentação pública dos trabalhos realizados pelos docentes nas ações de formação, sobre a supervisão dos formadores.
A sessão de encerramento coube ao vereador do Desenvolvimento Rural e do Turismo da Câmara de Tondela, Pedro Adão, e à diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB), Rosa Carvalho.
Este seminário resultou da parceria do Município de Tondela com o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão e o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.

Ver notícia original AQUI

The Consortium Region Caramulo

Hotel José Severino
ACERT
Caramulo Museum
City of Tondela
Sportnatura Events
Tourism Center
Solar de Vilar
VisitCentro.com
Brotherhood of the Lamb and Sierra Caramulo
Society Caramulo, SA
Hotel Caramulo
Quinta de Cabriz
Parish of guard