Administrator

URL do site:

A FESTA DO LIVRO e da LEITURA 2017 está aí, abrindo portas entre os dias 20 de março e 4 de abril. Isabel Stilwell, Mário Augusto e Rita Bulhosa, Paulo Oom, Carlos Fiolhais ou Gustavo Santos são algumas das várias figuras que passarão por Tondela, por estes dias.

Em simultâneo, decorrerá a XVI FEIRA DO LIVRO, que trará as melhores editoras nacionais com os melhores descontos e promoções. Uma oportunidade única de adquirir livros com excelentes descontos sobre o preço de capa.
Ao longo de quase três semanas, Tondela será a capital do livro recebendo, na Biblioteca Municipal de Tondela e nas Bibliotecas Escolares, um importante leque de escritores e autores. O público para além de poder adquirir os seus livros poderá, ainda, conversar com os autores e autografar as aquisições literárias.
A iniciativa é promovida pelo Município de Tondela em parceria com a Rede de Bibliotecas de Tondela. Recordamos que a Rede de Bibliotecas de Tondela é uma rede que inclui a Biblioteca Municipal de Tondela e todas as Bibliotecas Escolares, nomeadamente do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo e da Escola Profissional de Tondela.
Este ano a organização apostou, em especial, na programação de fim de semana, procurando, desta forma, levar mais público à biblioteca neste período. Para além de autores de referência, a presença do Jerónimo Stilton, do Mickey e da Minnie, as pinturas faciais e os insufláveis, serão fortes argumentos para levar os mais novos a visitar a Biblioteca Municipal de Tondela.
Ao mesmo tempo, as bibliotecas escolares reforçaram a sua atividade com iniciativas diárias para os diferentes ciclos, desde o pré-escolar ao secundário.

Consulte o programa completo  AQUI e junte-se a esta Festa do Livro.

Cartaz

Está patente no Museu Municipal de Tondela, a exposição “Figuras, figurinhas e Figurões” de António Antunes, director do salão World Press Cartoon. Mais conhecido por “António” é considerado o mais prestigiado e galardoado cartoonista português. Do seu já extenso percurso constam a realização de diversas exposições individuais em Portugal e muito para além das nossas fronteiras.

Desta mostra fazem parte 36 cartoons escolhidos entre os mais de 20 mil publicados nos últimos 40 anos no jornal Expresso. Para além dos cartoons apresenta ainda a sua recente coleção de “Figurões”, figuras cerâmicas criadas pelo cartoonista e produzidas pela frábrica de Faianças Artísticas Rafael Bordalo Pinheiro . Também em exposição estará uma coleção de 17 chávenas com impressão de caricaturas, produzidas pela Fábrica da Vista Alegre.

Esta é uma organização do Jornal “Gazeta das Caldas”, a celebrar 90 anos, em parceria com a Câmara Municipal de Tondela.

Para ser visitada de 10 de Março a 28 de Abril, de terça a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.

Entrada livre

cartaz

As actividades de Natureza são cada vez mais procuradas no concelho de Tondela, assim como o pedestrianismo, que se enquadra no perfil de quem procura conhecer mais da região que visita, nomeadamente a sua cultura e tradições.

Reunindo as necessárias condições para a sua prática, com percursos pedestres que dão a conhecer as potencialidades do património natural e cultural do Concelho, o município aposta igualmente na divulgação do seu artesanato e da sua gastronomia.

A Câmara Municipal, as Juntas e Uniões de Freguesia, assim como o Movimento Associativo local, unem esforços para nos seus territórios apresentarem as seguintes datas para os percursos pedestres deste ano:

Rota dos Moinhos - 23 de Abril (Domingo)

Rota das Cruzes – 7 de Maio (Domingo)

Rota do Linho – 14 de Maio (Domingo)

Rota de Santiago - 28 de Maio (Domingo)

Rota dos Laranjais – 11 de Junho (Domingo)

Rota dos Caleiros – 18 de Junho (Domingo)

Pela primeira vez, apresenta um percurso de longo fôlego, um cruzamento de rotas existentes na serra do Caramulo, a Rota do Grande Caramulo, para os mais afoitos e resistentes e que se realizará no dia 3 de Setembro (Domingo).

Contactos para informações:
ROTA DOS MOINHOS
União de Freguesias de Caparrosa e Silvares / Associação Cultural e Recreativa de Souto Bom
Tel. 964 112 825 –965 145 483

ROTA DO LINHO, ROTA DOS LARANJAIS
Junta de Freguesia de Castelões
Tel. 962 486 088 – 967 870 787

ROTA DAS CRUZES, ROTA DOS CALEIROS
Junta de Freguesia do Guardão
Tel. 961 949 978 – 965 056 682 – 961 949 918

ROTA DE SANTIAGO
Junta de Freguesia de Santiago
Tel. 964 874 905 - 925 493 752 - 966 763 892

ROTA DO GRANDE CARAMULO
Juntas de Freguesia de Castelões e Guardão
Tel. 962 486 088 - 961 949 978

pp

O Gabinete de Cultura do Município de Tondela organiza pelo XV ano consecutivo a Exposição de Arte Popular, que integrará 17 expositores do nosso Concelho.

Poder-se-á apreciar, nesta exposição, artesanato em linho, barro preto, tanoaria, rendas, arraiolos, ponto cruz, arte sacra, tropologia, artes decorativas, pintura em tela e em tecido, peças serigrafadas, e ainda, alguns sabores do nosso Concelho como mel, doces e licores e bolachinhas decoradas. Esta exposição encetará um conjunto de atividades que farão parte da Comemoração do Dia Mundial do Artesão, 19 de março. A exposição será inaugurada com um espetáculo animação teatral/musical, às 15:30 H do dia 13 de março, segunda-feira, podendo visitar-se até dia 9 de abril, na Galeria de Exposições do Mercado Velho, em Tondela, no seguinte horário: De segunda a sexta, das 10:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas, e nos sábados e domingos das 15:00 às 19:00 horas. No dia Mundial do Artesão, 19 de março, venha comemorar connosco, visitando a exposição de Arte Popular no Mercado Velho de Tondela, e receba uma lembrança do nosso artesanato. ENTRADA LIVRE

Arte Popular

 Evento de referência conta com mais de 150 expositores nacionais e internacionais relacionados com os veículos clássicos e antigos. 

- Exposições temáticas versam sobre a história da Ferrari e o acervo do Museu da GNR 
- Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Concentrações de Clubes e Mercado de Clássicos oferecem modelos para todos os gostos 
- Esperados mais de 40 mil visitantes, número registado na edição de 2016 
- Art Village confere criatividade ao salão

___

O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 21, 22 e 23 de Abril. A 13ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reúne mais de 150 expositores de vários países.

A organização do Salão Motorclássico continua a apostar na diversidade, através da participação de diferentes entidades comerciais e institucionais relacionadas com a temática, de duas novas exposições temáticas dedicadas à emblemática marca italiana, a Ferrari, no ano em que se comemoram os seus 70 anos de existência, e ao acervo de motos do Museu da GNR, o tradicional leilão de automobilia e passeios e concentrações de clássicos, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Esta programação espera atrair mais de 40.000 visitantes, alcançados na edição de 2016

Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios e concentrações, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico”, o passeio do Clube Fiat de Portugal, o Passeio 2CV de Lisboa, o Passeio do Clube Loures Clássicos e o Passeio UMM, entre outrosNo Sábado, dia 22 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal. O leilão está aberto a colecionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. 

O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP – Feiras Congressos e Eventos.

___

Para mais informações:
Salão Motorclássico | Tel. 232 861 270 | Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  | www.motorclassico.com
Madalena Galamba | Tel. 918 218 130 |  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 ________________________________________

Sobre o Museu do Caramulo
Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. 

Mais informação em | www.museu-caramulo.net

Museu do Caramulo – Fundação Abel e João de Lacerda
Tel.: 232 861 270 |   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Uma das poucas praias de altitude em Portugal.

Localizada em plena Serra do Caramulo, esta praia goza da tranquilidade de um ambiente serrano, com uma natureza quase intacta e um imenso colorido de água e vegetação. A praia de S. João do Monte convida ao relaxamento perfeito.

 

Acessos

GPS: 40º35’.47.03” N / 8º14’12.26” W

EN230 (Serra do Caramulo) Concelho de Tondela

 

Mais informações

Praia Acessível

Parque de merendas, parque de estacionamento, instalações sanitárias, duches, bar de praia, restaurante

 

Actividades

Canoagem, BTT, desportos aventura, pesca, observação fauna e flora

 

newsletter

Publicado em apoio

Barro Negro de Molelos

Barro Negro de Molelos

  Barro Negro de Molelos – Património Vivo   Localizada a 2,5 Km no sentido noroeste da sede de Concelho de Tondela, encontra-se a freguesia de Molelos. Desde épocas remotas, tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro, tal como nos é revelado na necrópole... Ler Mais...

Câmara Municipal de Tondela - avatar Câmara Municipal de Tondela


Hotel do Caramulo, a partir de 55.00€

Hotel Severino José, a partir de 40.00€

O Portal da Região do Caramulo é um instrumento de promoção do Turismo e negócios da Região, desenvolvido por entidades públicas e privadas, movidas pela mesma paixão e vontade de fazer crescer a região.

 

Conheça as entidades promotoras do Portal:

O Consórcio Caramulo

 

 

Para a sua Empresa:


O Portal da Região Caramulo disponibiliza-lhe as seguintes vantagens:

- Maior exposição da sua marca e produtos ou serviços;

- Integração com a comunidade portuguesa no Facebook;

- Visibilidade internacional para o seu negócio através de motores de busca;

- Sistema de reservas e marcações on-line para hotéis, excursões e actividades;

- Sistema de reserva on-line de bilhetes para visitas ou eventos e especáculos;

 

Além disso, ao fazer parte do Consórcio da Região Caramulo, passa a poder construir ofertas integradas com os outros membros do consórcio, alargando assim a abrangência do seu negócio e chegando a novos clientes com muito menor esforço.

 

Clique para nos contactar

 

 

 

 

O Consórcio da Região Caramulo

VisitCentro.com
Solar de Vilar
ACERT
Sociedade do Caramulo, S.A.
Hotel Severino José
Museu do Caramulo
Junta de Freguesia do Guardão
Quinta de Cabriz
Câmara Municipal de Tondela
Hotel do Caramulo
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Sportnatura Eventos
Turismo do Centro