Administrator

URL do site:

 A exposição “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada”, patente no Museu do Caramulo, que tem como tema central o 70º aniversário da casa de Maranello, já foi visitada por mais de 12.000 pessoas em pouco mais de dois meses, desde que inaugurou no dia 8 de Julho, um recorde absoluto e histórico para o museu no que diz respeito a exposições temporárias. Esta é a maior exposição dedicada à Ferrari alguma vez realizada em Portugal, juntando um alinhamento de luxo de Ferraris, tanto pela sua raridade como pelo seu valor histórico. 

Para Tiago Patrício Gouveia, Director do Museu do Caramulo, “estamos muito contentes com esta adesão. O facto de termos recebido mais de 12.000 visitantes em apenas dois meses, o que equivale a quase a metade do total de visitantes que costumamos ter num ano inteiro, comprovam não só o sucesso desta exposição como são a prova viva de que boa programação traz público aos museus”. 

A exposição “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada” é composta por diversos modelos únicos e raros, repletos de história, entre eles o Ferrari 275 GTB Competizione, o Ferrari 250 Lusso, o Ferrari 365 Daytona, o Dino 246 GT, o Ferrari F40 ou o Ferrari Testarossa. 

O objectivo da exposição é o de contar a história da Ferrari através de modelos das várias décadas da marca, começando logo pelo seu início, com o Ferrari 195 Inter de 1951, actualmente o modelo da casa da Maranello mais antigo em Portugal e o primeiro modelo de turismo da Ferrari a entrar no nosso país. 

Uma das estrelas da exposição é o Ferrari 500 Mondial de 1955, tipo “barchetta”, com uma carroçaria Scaglietti, um raríssimo automóvel que esteve até agora guardado numa colecção privada, sempre longe do olhar e conhecimento do público, mesmo do especializado e que só agora foi revelado pela primeira vez no Museu do Caramulo. Repleto de história, este automóvel de competição é um dos modelos da marca mais raros do mundo, sendo que o exemplar em exposição é considerado como um dos mais originais, mantendo ainda o seu motor de fábrica. 

A exposição estará patente no Museu do Caramulo até 29 de Outubro. 

Museu do Caramulo | Tel. +351 232 861 270 | press@caramulo_motorfestival.co 

________________________________________________________________________________________________________ 

Sobre o Museu do Caramulo 

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net

car

 Doze anos após a sua primeira edição, o Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 8, 9 e 10 de Setembro, mais de 30 mil pessoas à Serra do Caramulo, para vibrar com a beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel. Um recorde atingido este ano foram as 2.500 entradas no museu em apenas três dias, o número mais alto desde a sua fundação há quase 70 anos, para visitar a coleção permanente automóvel e de arte, assim como as exposições temporárias “Black Box: Museu imaginário” e “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada”. 

“Doze anos depois da primeira edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar mais contentes com o que o Caramulo Motorfestival cresceu e se tornou. Ainda há muito por fazer, mas a contínua adesão do público, o entusiasmo crescente dos aficionados, a presença de tantos pilotos de referência, e sentir que contribuímos para divulgar e desenvolver a paixão motorizada em Portugal, para além de impulsionar a região do Caramulo como destino de excelência, são algumas das nossas motivações para continuar a fazer mais e melhor” afirma a organização.

Mais uma vez, o Caramulo Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel único de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto automóvel nacional da actualidade. Um dos momentos mais emotivos do Motorfestival foi a recepção de Cyril Neveu, que venceu por 5 vezes o Paris-Dakar. Entre os pilotos convidados, destaque ainda para as presenças de Filipe Albuquerque, Tiago Magalhães, Joaquim Jorge, o 2º da geral da Rampa Histórica deste ano, Francisco Sande e Castro, Filipe Lourenço e o jovem piloto Rodrigo Correia, que, com apenas 13 anos, disputa o Campeonato Nacional de Ralicross. 

Igualmente bem representado esteve o desporto automóvel no feminino, que além de inúmeras equipas inteiramente femininas ou mistas, contou com a presença de Rosário Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, e que esteve presente pela segunda vez no Caramulo Motorfestival. Rosário Sottomayor arrecadou o primeiro lugar do pódio na categoria Senhoras, tendo sido também agraciada com o Prémio Abel de Lacerda, prémio este que visa prestigiar anualmente uma figura que se destaque pelo seu contributo para o meio desportivo e automóvel. 

O evento contou, como sempre, como inúmeros passeios, concentrações e ralis, incluindo quatro deles a virem de Espanha, além de uma Feira de Automobilia, parada militar, espectáculo aéreo, pista todo-o-terreno, actividades radicais, parada de bicicletas, subidas de motos antigas e de competição, um Monster Truck Show e um espectáculo de drift, além de vários apontamentos de música ao vivo, uma das novidades de 2017. Duas das outras novidades às quais o público não ficou indiferente foram a presença dos Lamborghini Aventador S, um dos quais como carro 0 a abrir a Rampa Histórica do Caramulo e a presença de quatro caças F-16 que rasgaram os céus do Caramulo em tom de encerramento do evento. 

Rampa Histórica do Caramulo 

Na Rampa Histórica do Caramulo, prova co-organizada com o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, introduziam-se novidades quer na distribuição das categorias, quer na organização das subidas. O vencedor à geral foi Joaquim Rino, com o seu BRC 05 Evo, registando o melhor tempo da prova de 1m28,591ss. O 2º lugar do pódio foi conquistado por Joaquim Jorge, ao volante do seu Ford Escort RS 1600, com o tempo de 1m32,921ss e, em terceiro lugar ficou Tiago Prata, em Westfield Aerorace, registando 1m33,981ss. O prémio senhoras foi atribuído a Rosário Sottomayor, a quem foi também atribuído o Prémio Abel de Lacerda. 

Em Regularidade Sport, à geral, foi a dupla feminina Elisabeth Noble/Hilary Latham que subiu ao pódio do primeiro lugar (Jaguar XKR), seguida de Eugénio Costa da Liberty Seguros, no seu Alfa Romeo Spider, e, em terceiro, a dupla Orlando Patrício/Bruno Bravo (SAAB 96 1965). Na Categoria Vintage, Maria Patrício Gouveia (Triumph TR3 A) foi a vencedora, seguida de Manuel Formosinho Sanchez; na Categoria Clássicos A venceram Orlando Patrício/Bruno Bravo, a correr no SAAB 96 1965; na Categoria Clássicos B a vitória foi para Robert Noble/Helia Barta (Jaguar E-Type); na Categoria C a vitória foi para Eugénio Costa, seguido de Pedro Silva/José Paulo Silva (Ferrari 208 GTB Turbo) e, na categoria F, o pódio foi dominado pelas senhoras Elisabeth Noble /Hilary Latham (Jaguar XKR) seguidas de Evdoksia Romaidis/Anastasia Romaidis (Porsche 991 Cabrio). 

O prémio Senhoras foi atribuído à dupla Elizabeth Nobel/Hilary Latham, conquistado assim o 1º lugar entre as equipas femininas. O 2º lugar foi conquistado pela equipa Evdoksia Romaidis/ Anastasia Romaidis o 3º lugar foi atribuído a Maria Patrício Gouveia, correr pelo Museu do Caramulo.

Para consultar as classificações completas clique AQUI

O Caramulo Motorfestival contou com o apoio do Museu do Caramulo, Turismo do Centro, Câmara Municipal de Tondela, rádio M80, Bentley, Ascendum Auto, RTP, Schweppes, Jornal dos Clássicos e Banco BPI. 

Museu do Caramulo | Tel. +351 232 861 270 | press@caramulo_motorfestival.co 

________________________________________________________________________________________________________ 

Sobre o Museu do Caramulo 

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net

 

Uma das poucas praias de altitude em Portugal.

Localizada em plena Serra do Caramulo, esta praia goza da tranquilidade de um ambiente serrano, com uma natureza quase intacta e um imenso colorido de água e vegetação. A praia de S. João do Monte convida ao relaxamento perfeito.

 

Acessos

GPS: 40º35’.47.03” N / 8º14’12.26” W

EN230 (Serra do Caramulo) Concelho de Tondela

 

Mais informações

Praia Acessível

Parque de merendas, parque de estacionamento, instalações sanitárias, duches, bar de praia, restaurante

 

Actividades

Canoagem, BTT, desportos aventura, pesca, observação fauna e flora

 

newsletter

Publicado em apoio

O Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo

Um museu único e singular Dois irmãos, Abel e João de Lacerda, fundam nos anos cinquenta, um invulgar museu, numa pequena povoação chamada Caramulo, situada numa montanha no centro de Portugal, com luxuriante vegetação, virada a Sul, sobre um vale extenso de 80 Km: o mais... Ler Mais...

Museu do Caramulo - avatar Museu do Caramulo


Hotel do Caramulo, a partir de 55.00€

Hotel Severino José, a partir de 40.00€

O Portal da Região do Caramulo é um instrumento de promoção do Turismo e negócios da Região, desenvolvido por entidades públicas e privadas, movidas pela mesma paixão e vontade de fazer crescer a região.

 

Conheça as entidades promotoras do Portal:

O Consórcio Caramulo

 

 

Para a sua Empresa:


O Portal da Região Caramulo disponibiliza-lhe as seguintes vantagens:

- Maior exposição da sua marca e produtos ou serviços;

- Integração com a comunidade portuguesa no Facebook;

- Visibilidade internacional para o seu negócio através de motores de busca;

- Sistema de reservas e marcações on-line para hotéis, excursões e actividades;

- Sistema de reserva on-line de bilhetes para visitas ou eventos e especáculos;

 

Além disso, ao fazer parte do Consórcio da Região Caramulo, passa a poder construir ofertas integradas com os outros membros do consórcio, alargando assim a abrangência do seu negócio e chegando a novos clientes com muito menor esforço.

 

Clique para nos contactar

 

 

 

 

O Consórcio da Região Caramulo

Junta de Freguesia do Guardão
VisitCentro.com
Câmara Municipal de Tondela
Sportnatura Eventos
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
Hotel Severino José
Quinta de Cabriz
Museu do Caramulo
Hotel do Caramulo
Turismo do Centro
Sociedade do Caramulo, S.A.
ACERT
Solar de Vilar