Administrator

URL do site:

Abertas as inscrições para a caminhada “Saúde em dia”

A cidade de Tondela acolhe, no próximo dia 24 de junho, a caminhada Saúde em dia”, que arranca por volta das 08:00, no Parque Urbano. As inscrições já estão em curso, terminando a 21 de junho.

Esta é uma iniciativa que o Município desenvolve em parceria com as juntas/uniões de freguesia e com o movimento associativo do concelho, de forma a criar uma dinâmica onde se conjuguem diversas dimensões: o encontro de protagonistas de uma valência comum, assente no trabalho físico regular e tecnicamente orientado; o convívio e a partilha de experiências no domínio das práticas de exercício físico; e a sensibilização dos cidadãos para os valores da envolvência na prática de exercício físico regular, enquanto meio de promoção da saúde.
Visa também a criação de motivos para melhor conhecimento do concelho, do património histórico, cultural, desportivo e social e das riquezas endógenas associadas; para além de ser uma oportunidade de um encontro com a natureza e com a diversidade campestre.

Pela sua saúde, participe.
Tenha, sempre, a sua “Saúde em Dia”!
Desporto Faz Bem!

INSCRIÇÕES AQUI

Vai decorrer nos dias 8 a 10 de Junho a 12ª Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo / Feira de Artesanato e Produtos Locais, evento organizado pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, Freguesia do Guardão, com o apoio do Município de Tondela.

Tal como nas anteriores edições, temos como principal finalidade a promoção da Gastronomia Serrana, o artesanato e os produtos endógenos, em especial o Cabrito, bem como alguns usos e costumes.
Contamos com a colaboração de doze restaurantes localizados em diversos locais da Serra ( três dos quais presentes no Pavilhão Municipal do Caramulo, local onde decorre o evento, em paralelo com a Feira de Artesanato e Produtos Locais).
Oferecemos aos visitantes muita animação para todas as idades, diversão para as crianças com insufláveis, jogos tradicionais e várias atividades paralelas ao evento.

Aguardamos a sua visita durante estes dias onde poderá desfrutar de toda a beleza Natural e Cultural da Serra do Caramulo e ao mesmo tempo degustar o maravilhoso Cabrito, acompanhado por um bom vinho da região do Dão.

Ver Notícia original AQUI

As Marchas de Santo António saem à rua, na cidade de Tondela, no próximo dia 16 de junho, por volta das 21:00

Ao todo são nove as associações participantes neste evento, promovido pelo Município de Tondela, que conta com a participação de cerca de 400 marchantes.
As cores e a criatividade vão ‘invadir’ a avenida ao Tom D’ella, onde ficará, mais uma vez, estampado´ o dinamismo do movimento associativo do concelho.
Os grupos marchantes vão ser acompanhados musicalmente pela Banda da Sociedade Filarmónica Tondelense, ficando a apresentação do evento a cargo da apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues.
“Para que as Marchas de Santo António alcancem um maior dinamismo, temos vindo a apostar, nos últimos dois anos, na apresentação do evento pela mão de uma figura pública da praça nacional. Este ano foi convidada Rita Ferro Rodrigues, que é muito conhecida nos ecrãs de televisão e pelo público em geral”, refere o Município de Tondela.
As associações marchantes de 2018 são: A.C.R.D. Rancho Infantil " Os Velhos Costumes " de Molelos, Rancho Infantil da Freguesia de Castelões, Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Vale, Escola Profissional de Tondela, Rancho Folclórico Cruz Maltina Lobanense, Grupo de Teatro Amador " Os Cestos " de Nandufe, Rancho Folclórico de Parada de Gonta, AFERT - Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo e Rancho Folclórico " As Capuchinhas " de Santiago de Besteiros.

marchas

XX Jogos Desportivos do Concelho de Tondela com mil participantes

O pavilhão desportivo municipal de Tondela foi o palco escolhido para a cerimónia de abertura dos XX Jogos Desportivos do Concelho, no passado dia 29 de abril.
Este evento, que decorre até dia 07 de julho, conta com a participação de 38 associações do concelho, totalizando 1 milhar de participantes.
A cerimónia de abertura dos XX Jogos Desportivos do Concelho teve início após uma tarde de dança, que serviu para comemorar o Dia Mundial da Dança.
Após o habitual desfile de dirigentes e atletas, exibindo os seus símbolos associativos, foram apresentadas as 19 modalidades desportivas deste evento, para além de ter sido atribuído o "Prémio Fair-Play 2017" a Mário Silva (ADRT) e a Rui Sousa (GDFC).
Foi ainda lida uma mensagem, em nome de todos os atletas, por uma jovem da Associação de Póvoa de Rodrigo Alves, antecedendo um momento protagonizado pela classe de ginástica da AEFDT, liderada pelo professor Nuno Soares.
O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, presidiu à cerimónia, trazendo palavras de reconhecimento e incentivo ao movimento associativo do concelho, aos seus dirigentes e colaboradores.
Sobre a vigésima edição do projeto, o presidente da Câmara destacou a importância de se ter reorientado para valores da formação e educação desportiva, abrindo-se à participação de todos, especialmente àqueles que, normalmente, não praticam desporto.
A finalizar, o vereador do Desporto, Pedro Adão, procedeu à habitual "declaração de abertura dos XX Jogos Desportivos do Concelho de Tondela".
A competição arranca a 05 de maio, estando agendada para as 21:00 a Orientação Pedestre (noturna), a primeira modalidade em disputa.

Consulte AQUI o calendário completo

Ver notícia original AQUI

Aprovado Plano Operacional Municipal 2018 do Município de Tondela

O Plano Operacional Municipal 2018 do Município de Tondela foi hoje aprovado por unanimidade, em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta.
A reunião decorreu ao longo da tarde, no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela, onde marcaram presença representantes do Município de Tondela, GNR, comandantes dos Bombeiros do concelho, ICNF, representantes da Assembleia Municipal, responsáveis pelas equipas de Sapadores municipais, REN, EDP Distribuição, Infraestruturas de Portugal e IMT.
O Plano Operacional Municipal 2018 do Município de Tondela é um instrumento fundamental do ponto de vista operacional, que tem como objetivo a definição e a avaliação de estratégias/meios a considerar na época alta dos incêndios que se avizinha.

Ver notícia original AQUI

Cooperativa Terras de Besteiros promoveu formação financiada em Agricultura Biológica

A Cooperativa Terras de Besteiros, em parceria com a CONFAGRI, promoveu este mês uma ação de formação financiada em Agricultura Biológica.

A Formação de Agricultura Biológica teve um total de 50 horas e uma componente teórico-prática, de modo a dotar os participantes de conhecimentos e competências específicas.
A ação decorreu no Edifício do Tondela+10, bem como numa quinta de produção biológica localizada na Freguesia de Lobão da Beira, a ECOSEIVA, onde foi possível pôr em prática os conhecimentos adquiridos.
A formação de 50 horas em Agricultura Biológica tem por objetivos identificar os princípios do modo de produção biológico (MPB); reconhecer as técnicas aplicadas no MPB; executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do MPB; executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do MPB; reconhecer as normas de controlo e de certificação.
A ação contou com um total de 19 formandos inscritos, alguns dos quais agricultores profissionais, que têm por objetivo implementar a prática do modo de produção biológico nas suas explorações.

Ver notícia original AQUI

Onze aldeias serranas do Caramulo, pertencentes a três concelhos do distrito de Viseu afetados pelos incêndios de outubro de 2017, vão servir de base à criação de programas de turismo de natureza que as valorizem.

Aldeias da Serra do Caramulo é o nome do projeto, orçado em 1,8 milhões de euros, que hoje foi apresentado publicamente, depois de ter sido candidatado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões ao programa Valorizar.

"Hoje, a Serra do Caramulo já tem produtos de excelência, mas falta-lhe criar uma rede que possa potenciar uma escala agregadora. Esse é o primeiro objetivo deste projeto, alavancando a partir daí a disseminação de outras áreas de crescimento e desenvolvimento", explicou o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.

Adsamo, Cambra, Covas, Couto e Vila Nova, no concelho de Vouzela, Carvalhal da Mulher, Jueus, S. João do Monte e Teixo, no concelho de Tondela, e Bezerreira e Covelo de Arca, no concelho de Oliveira de Frades, são as aldeias envolvidas no projeto.

"Este é o arranque de um processo que não se deve esgotar nestas aldeias. A partir delas, queremos ramificar e consolidar um produto estruturado da Serra do Caramulo", frisou o autarca de Tondela.

A aposta do projeto está centrada no turismo de natureza que valorize estas aldeias, envolvendo as populações e os agentes que já estão no terreno.

Está prevista a criação de dois projetos âncora, nomeadamente uma grande rota pedestre de interligação da rede de aldeias e de três percursos cicláveis de ligação entre as ecopistas do Dão e do Vouga, a Serra do Caramulo, as vilas de Vouzela e Oliveira de Frades e as cidades de Tondela e Viseu.

A recuperação arquitetónica das aldeias, com intervenções em telhados, fachadas, calcetamento, mobiliário urbano e sinalética, é outra das medidas.

"É um projeto inovador. Todo o nosso interior precisa da capitalização de pessoas e estamos certos de que este projeto, acima de tudo, vai permitir atrair à nossa bela região gente de outro território, não só nacional", considerou o presidente da Câmara de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira.

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, lembrou que só numa das aldeias abrangidas pelo projeto o incêndio fez quatro vítimas mortais, sendo muito importante "também dar esperança às pessoas" que foram afetadas.

"Encontrámos aqui um momento para poder dar esperança às pessoas que vivem nestas aldeias e às pessoas que têm lá origens, mas estão fora, e com este projeto podem encontrar uma nova forma de voltar à sua aldeia e ter a sua área de negócio", frisou.

Na sua opinião, não há motivos para que este projeto -- que poderá ser financiado até 85% - não seja aprovado no prazo de três meses.

José António Jesus disse ser fundamental que "haja recetividade política para a sua aprovação", porque "uma coisa é contribuir com a componente nacional do cofinanciamento, outra é ter capitais próprios dos municípios para atingir o valor de 1,8 milhões de euros".

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, salientou o facto de este projeto "contribuir para combater o despovoamento dos territórios".

"Além de criar riqueza, de estruturar produto, de aumentar a atratividade turística, nós estamos a ajudar o país a resolver um problema. Portanto, o país não pode virar as costas ao projeto", considerou.

José António Jesus disse que, se for aprovado, o projeto "terá um incremento mais físico no primeiro ano, mas irá alongar-se durante dois anos, para poder ter estruturação ser projetado".

Ver notícia original AQUI

O Museu do Caramulo ganhou o prémio “Portugal Cinco Estrelas”. Baseado num questionário massificado que envolveu a participação de 205.000 pessoas, esta distinção é um reflexo da forte dinâmica promovida pela programação do Museu do Caramulo, que vai ao encontro das expectativas dos consumidores cumprindo, ao mesmo tempo, a missão de preservação e divulgação da cultura, nacional e internacionalmente. O prémio visa distinguir marcas, produtos e serviços exclusivamente de origem portuguesa, assim como os principais recursos patrimoniais que caracterizam e valorizam o país, através de um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação dos utilizadores, baseado em 5 critérios: Satisfação pela experimentação, Relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação.

 ________________________________________

Sobre o Museu do Caramulo

Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em | www.museu-caramulo.net

Para mais informações contactar:
Tel.: 232 861 270 |   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

A Rua Dr. Teófilo da Cruz e o Parque Urbano de Tondela vão ser palco de mais uma mostra de velharias, antiguidades e muito artesanato, no dia 06 de maio.

Na Rua Dr. Teófilo da Cruz será possível apreciar ou comprar artigos mais antigos, tais como, louça, prata, vidro, arte sacra e muito mais.
Já no Parque Urbano será possível os amantes do artesanato encontrarem as rendas, tecidos, artesanato em madeira e pedra, arraiolos, entre outros.

artesanatus

Ver notícia original AQUI

O número de visitantes do Museu do Caramulo, tutelado pela Fundação Abel e João de Lacerda, cresceu 20% em 2017 face ao ano anterior, tendo atingido a marca dos 30 mil visitantes. Este é um aumento significativo e reflector da tendência já sentida em anos anteriores, tendo sido também o melhor ano desde 2005 em termos de afluência de público. 

Este crescimento recorde deveu-se, em grande parte, à programação de 2017, que incluiu as exposições temporárias “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada”, visitada por mais de 15.000 pessoas, e “The Power of the Force: Brinquedos e Cartazes da Guerra das Estrelas (1977-85)” e aos eventos como a Rampa do Caramulo integrada no “Rally London to Lisbon”, uma prova organizada pelo Clube inglês HERO, ou o Caramulo Motorfestival, que voltou a trazer mais de 30.000 visitantes ao Caramulo. 

Segundo Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, “subir 20% sobre o ano anterior deixa-nos muito satisfeitos e mostra que estamos a conseguir gerar uma forte dinâmica com toda a programação que temos vindo a apresentar ao público. Por outro lado, esta subida coloca-nos de novo acima dos 30 mil visitantes, uma marca histórica que não era atingida já há mais de 10 anos e que se mantinha desde então como um dos grandes objectivos do museu”. 

Para mais informações contactar: 

Museu do Caramulo | Tel. +351 232 861 270 | Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

________________________________________________________________________________________________________ 

Sobre o Museu do Caramulo 

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider.

Mais informação em www.museu-caramulo.net

Pág. 1 de 2

O Consórcio da Região Caramulo

Sportnatura Eventos
Hotel do Caramulo
Sociedade do Caramulo, S.A.
Hotel Severino José
Quinta de Cabriz
Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo
VisitCentro.com
Câmara Municipal de Tondela
Turismo do Centro
Solar de Vilar
Junta de Freguesia do Guardão
Museu do Caramulo
ACERT